“Com os cursos que fiz, me senti confiante e preparado para fazer cicloturismo”, diz aluno da Escola Park Tool

Se você gosta de pedalar e de praticar cicloturismo, a preparação e o conhecimento são importantíssimos e essenciais para viajar tranquilo, sem grandes dores de cabeça. Foi exatamente isso o que o engenheiro químico Marcio Audi fez, que antes de rodar por 750km pelo Velho Mundo procurou se capacitar e entender mais sobre mecânica de bicicleta.

“Pretendia fazer cicloturismo sozinho e busquei na internet uma escola que oferecesse algum curso de mecânica de bicicletas. Encontrei a Escola Park Tool e fiquei muito empolgado, acabei concluindo os módulos básico, intermediário e avançado”, comentou o também cicloviajante Marcio.

Quem vai pedalar longas distâncias, como no caso do Marcio, tem que estar apto a fazer alguns ajustes na bicicleta, montá-la e desmontá-la quando preciso, além de possíveis trocas de pneus e corrente, por exemplo.

E essa aptidão vem somente de uma forma, com o conhecimento. Nos cursos da Escola Park Tool, além do conhecimento aprofundado, com boa didática e manuais de uso dos fabricantes, o aluno tem a oportunidade de colocar em prática o que absorveu em sala de aula, o que faz toda a diferença no processo de aprendizado. Até porque é possível tirar dúvidas com os professores, que dão todo suporte, antes, durante e após a formação.

Confiança e autonomia em 3 atos

“O curso básico me ofereceu grande quantidade de informações gerais, enfatizando planejamento geral, limpeza na execução das tarefas, lubrificação, atenção aos detalhes e especificação dos componentes da bicicleta (freios, câmbio, corrente). Aprendi a reparar pneu furado, que de início, foi o que me levou ao curso”, explicou Marcio.

Já no curso intermediário, ele pôde compreender mais sobre o funcionamento do câmbio, assim como ajustes dele e do freio, além da importância e manuseio do torquímetro para finalizar os ajustes. “Também aprendi a utilizar as especificações do fabricante, para a manutenção adequada dos componentes, bem como a reparar uma corrente danificada, limpar e lubrificar os cubos das rodas”, disse o aluno.

Quando Marcio chegou ao curso avançado, ele adquiriu ainda mais conhecimento, como por exemplo sobre montar e desmontar completamente a bicicleta, maior detalhamento da regulagem do câmbio e freios; remoção e recolocação dos pedais e pedivela; montagem e desmontagem do guidão e coluna de suspensão.

Depois disso, ele estava pronto para rodar a Europa em cima da sua bicicleta, pois já absorveu o conhecimento necessário sobre mecânica de bikes para aplicar na hora em que precisasse.

E você, está planejando praticar cicloturismo? Busque a capacitação, prepare-se na Escola Park Tool e boas pedaladas!