Do dia 27 de julho a 11 de agosto acontecem as Olimpíadas de Paris 2024. O evento tão aguardado, que ocorre de quatro em quatro anos, terá cinco modalidades diferentes dentro do ciclismo olímpico. São elas:
- Ciclismo Estrada – 2 disciplinas (12 medalhas)
- Ciclismo Pista – 6 disciplinas (36 medalhas)
- Ciclismo MTB – 1 disciplina (06 medalhas)
- Ciclismo BMX Freestyle – 1 disciplina (06 medalhas)
- Ciclismo BMX Racing – 1 disciplina (06 medalhas)
Enquanto que o ciclismo de estrada e o de pista já são modalidades presentes nos primórdios Jogos Olímpicos modernos, o mountain bike só entrou um século depois. O BMX Racing só se tornou um esporte Olímpico em 2008 e o mais novo é o BMX Freestyle, que teve sua estreia competitiva somente na última olimpíada, em Tóquio 2020.
No total, serão 514 ciclistas competindo entre as cinco modalidades citadas em busca da medalha dourada.
Ciclismo de estrada
O ciclismo de estrada é realizado ao ar livre e possui dois tipos de eventos nos Jogos Olímpicos: a prova de resistência e o contrarrelógio, ambos individuais.
Com a distância de 273 km no masculino e 158 km no feminino, as provas de resistência terão uma subida final em Montmartre, com ruas estreitas de paralelepípedo, antes da chegada no Trocadéro, em Paris.
No contrarrelógio, serão 32.4km de um percurso com pouca inclinação, quando pela primeira vez na história dos Jogos, homens e mulheres terão o mesmo percurso e a mesma distância.
Ciclismo de pista
O ciclismo de pista será disputado no Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, com provas individuais e em equipes, com diversos formatos de disputa, que favorecem a força e a potência.
As disputas vão desde sprints curtos a corridas mais longas em grupos. Também podem ser de velocidade e de perseguição. E diferentemente do ciclismo de estrada, as bicicletas da modalidade não possuem freios.
Ciclismo mountain bike
Há muitos tipos de disputa dentro do mountain bike, mas é o cross-country que faz parte do Programa Olímpico. Em Paris, as corridas no masculino e no feminino serão realizadas na Colina de Elancourt, o ponto mais alto de Paris. O local terá o mínimo de infraestrutura com o intuito de minimizar qualquer impacto em sua biodiversidade.
Ao todo, 95% das futuras trilhas para os eventos Olímpicos de mountain bike, são baseadas em caminhos já existentes. O percurso é de 4.4km e tem uma elevação de 110m.
BMX Racing
Mais explosivo do que outras modalidades tradicionais do ciclismo, o BMX Racing requer uma intensa energia por um breve período de alguns segundos. Tanto no feminino quanto no masculino, as corridas de sprint são disputadas por, no máximo, oito pilotos em uma pista repleta de saltos, curvas inclinadas e obstáculos.
As corridas mais frenéticas das Olimpíadas serão realizadas no Estádio de BMX Saint-Quentin-en-Yvelines, projetado especialmente para Paris 2024, mas que continuará recebendo ciclistas de todas as idades e níveis de habilidade após o evento.
BMX Freestyle
A competição de BMX freestyle será realizada em La Concorde, parque urbano no coração de Paris, onde os pilotos realizarão manobras em 60 segundos no estilo park. Altura dos salto, criatividade e estilo das manobras serão analisadas para a soma da pontuação final de cada atleta.
Delegação brasileira de ciclismo para as Olimpíadas
De um total de 35 vagas possíveis, seis atletas brasileiros conseguiram classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. São eles:
- Ana Vitória “Tota” Magalhães – Estrada Resistência / 23 anos / Rio de Janeiro – RJ;
- Vinícius Rangel Costa – Estrada Resistência / 23 anos / Cabo Frio – RJ;
- Raiza Henrique Goulão – MTB / 33 anos / Pirenópolis – GO;
- Ulan Bastos Galinski – MTB / 26 anos / Palmeiras – BA;
- Paola Reis dos Santos – BMX Racing /24 anos / Lauro de Freitas – BA
- Gustavo “Balaloka” Batista de Oliveira – BMX Freestyle / 22 anos / Carapicuíba – SP.
Calendário das provas do ciclismo
- Ciclismo de estrada – 27 de julho (contrarrelógio); 3 e 4 de agosto (masc. e fem. respectivamente)
- MTB XCO – 28 de julho (fem) e 29 de julho (masc)
- BMX Freestyle – 30 e 31 de julho
- BMX Racing – 1 e 2 de agosto
- Ciclismo de pista – 5 a 11 de agosto
Onde assistir?
No Brasil, os direitos de transmissão das Olimpíadas de Paris 2024 foram divididos entre a TV Globo; os canais SporTV; Globoplay; CazéTV, no Youtube; e o site Olympics.com, onde você pode também conferir todas as informações.
Fonte: https://olympics.com/pt/paris-2024/
Para mais novidades acesse nosso blog.
Deixe um comentário