Cicloturismo: A melhor forma de viajar

Será que não é possível viajar por falta de dinheiro? Às vezes a resposta está bem perto, empoeirada em algum canto da casa: uma bicicleta. Assim, ela te leva do ponto ao outro, dependendo basicamente da sua disposição em pedalar até o destino. Muita gente já percebeu a liberdade que uma bicicleta oferece, tornando o cicloturismo cada vez mais popular como alternativa econômica e ecológica de viagem.

Viajar de bicicleta é fácil. O veículo mais utilizado do mundo é democrático e não se importa com quem você é ou quanto tem na conta. Portanto, se quem tem boca vai à Roma, colocar os pés no pedal pode te levar a qualquer lugar do mundo!

O que é cicloturismo?

Cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta, é a maneira mais saudável, econômica e ecológica de conhecer lugares novos.

“A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio, você tem que se manter em movimento”. (Albert Einstein)

Cicloturismo: A melhor forma de viajar
Cicloturismo em 1887.

Mesmo com veículos ainda rudimentares, viajar de bicicleta já era relativamente comum na Europa no século XIX. Em 1869, na Inglaterra, três amigos resolveram pedalar de Londres até Brighton, um percurso de 90 km, levando cerca de 15 horas. O evento chamou atenção da mídia, que chamou a aventura de “um feito extraordinário”. E a moda foi se espalhando…

Para Marcelo Costa, guia de cicloviagens da The Bike Brasil, trabalhar com cicloturismo é levar as pessoas a realizar seus sonhos pessoais, de conhecer lugares incríveis pela visão da bicicleta. Eles não pedalam apenas, passeiam pelas cidades por onde passam, conhecem a cultura de cada região e aproveitam os pontos turísticos pelo caminho.

“Nossos roteiros são exclusivos desenhados pelo time da The Bike Brasil, com dificuldades moderadas, recomendados para amantes do pedal, dos iniciantes aos mais experientes. Com toda a segurança e conforto oferecida pelo nosso time, para que possamos ter uma ótima experiência” 

 

Equipamento necessários

Assim, seja para quem quer estar antenado, fazer exercícios, poupar dinheiro ou salvar o planeta, a bicicleta se encaixa como uma solução perfeita na hora de viajar. Desta forma, distâncias curtas ou longas, não há limite. Mas sempre lembrando de se proteger e levar os equipamento essenciais:

Além da bicicleta..

  • Capacetes, luvas, óculos e proteções..
  • Retrovisores, buzinas e faróis..
  • Roupas e coletes refletores..
  • Itens de higiene pessoal e kit de primeiros socorros…
  • E ferramentas para emergências na bike..

Porém, nunca se esqueça: Antes de começar sua viagem, faça uma revisão geral em sua bike com um mecânico de qualidade e certificado.

 

Agora vamos apresentar alguns roteiros de cicloturismo no Brasil:

  • Cicloturismo pelos encantos do Ceará
  • Costa Verde e Mar – Santa Catarina 
  • Cânions e encantos de Capitólio – Minas Gerais

Entre outros muitos roteiros. Deste modo, a comunidade de cicloturistas no Brasil é grande. Muitos, inclusive, sequer são familiarizados com o termo. É gente simples, que pega a bicicleta e simplesmente sair por aí pedalando. Dedique-se a conhecer as histórias da estrada, elas são experiências de vida e fontes de enormes aprendizados!

 

Dicas de cicloturismo

– Não tenha pressa. Ser cicloturista é, acima de tudo, ter calma. Portanto, uma pedalada em ritmo normal e terreno plano pode te fazer avançar em média 15 km/h, o que já é ótimo para desfrutar da paisagem.

– Viajar de bicicleta é para todos. Assim, há desde viajantes solitários a amigos e famílias que pedalam juntos. Procure por grupos de cicloturismo pela internet, troque ideias e marque uma grande aventura!

– Sua bunda vai doer no começo. É assim mesmo. Deste modo, a prática vai fazer seu corpo se acostumar, e com o tempo o selim também vai se “moldar” ao formato do seu você-sabe-o-quê. Mas se puder, invista em um bom selim (banco de bicicleta), confortável o suficiente para longas jornadas.

– O combustível da sua bicicleta é o que você come. Então, mantenha-se hidratado sempre e evite refeições pesadas antes de pedalar. Barrinhas de cereal e frutas são boas opções para repor rapidamente as energia. 

– Use a internet para calcular distâncias e relevos. Ferramentas como o Google Maps são úteis na hora de calcular a quilometragem e altitude dos trajetos a serem percorridos. 

– Aprenda fazer manutenção básica. Portanto, trocar uma câmara de ar furada não é tão difícil. Ter um pequeno kit com remendos, espátula e bomba de ar é imprescindível para longas viagens, dando muito mais autonomia.

– Segurança é importante. Embora capacete e espelhos retrovisores não sejam itens obrigatórios, é recomendável tê-los. Se possível, utilize roupas com cores fortes para se destacar no trânsito.

– Enfim, apenas comece. Vá aos poucos, pedale até o trabalho, pelo seu bairro, sua cidade. Crie o hábito de usar a bicicleta. Sendo assim, com o tempo, ideias de viagem vão aparecer e você poderá se planejar para elas.

Para mais textos, acesse nosso blog!

Até logo!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *