Cicloturismo: como se preparar para uma viagem segura

Pedalar é viciante, não é mesmo? Tanto que nos dá vontade de subir na bicicleta e rodar dezenas, centenas e até milhares de quilômetros (no caso dos mais corajosos). Mas antes de entrar para o mundo do cicloturismo e encarar aquela viagem dos sonhos sobre duas rodas, o ciclista deve se lembrar de fazer a manutenção correta na sua bike.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar.

No caso de encarar um trajeto longo, o mais indicado é fazer uma manutenção geral da bicicleta. Nela, a bike será desmontada e o mecânico vai analisar todos os detalhes: desgastes e peças a serem substituídas. Essa iniciativa vai evitar surpresas desagradáveis no meio do caminho.

Procure um mecânico capacitado pela Escola Park Tool

É sempre bom lembrar: antes de cair na estrada, procure um profissional certificado pela Escola Park Tool. Além de serem orientados a seguir passo a passo as orientações dos fabricantes, nossos alunos utilizam somente produtos da mais alta qualidade e referência no mercado. Assim, a chance de acontecer algum perrengue é muito menor.

Fique de olho: freios, pneus e correntes

Esses são quesitos mais críticos e merecem 100% da atenção do ciclista: a lubrificação da corrente, as pastilhas e sapatas de freio e a pressão dos pneus devem estar sempre de acordo com o que é dito no manual do fabricante.

20728986_1333028190143051_228293738814672428_o
Hector Garay e Lidia Maria vieram do Paraguai para fazer o curso na Escola Park Tool

Dando mais atenção à manutenção preventiva, o cicloviajante diminuirá consideravelmente as chances de passar por problemas devido ao desgaste desses componentes.

Cicloturismo: por onde anda Rafael Coifman?

Aluno formado na Escola Park Tool, Israel Coifman é referência para muitos ciclistas apaixonados por viajar sobre duas rodas. Com objetivo de dar a volta ao mundo de bicicleta, Israel completou o módulo básico e partiu para a estrada. Ao todo já são mais de 230 dias de viagem e 7.000 km rodados. E você sabe qual lição ele aprendeu?

“Manutenção preventiva. Na Escola Park Tool aprendi que ela faz diferença e evita dores de cabeça quando você está pedalando. Passei por alguns problemas. E se eu não tivesse feito a manutenção preventiva da maneira correta, poderia ter sido bem pior”.

20414150_1725095050864299_5438669585062713923_o
Foto: Lifelapse

Na Escola Park Tool, aluno vira parceiro. A instituição mantém contato direto com todos por meio de canais exclusivos de comunicação como WhatsApp, e-mail, telefone e redes sociais. Estamos com você para o que precisar.

Acompanhe no Facebook, Youtube e no Instagram todas as novidades e parcerias da Escola Park Tool. Você vai poder conferir fotos, vídeos, notícias e todas as informações da primeira escola de mecânica de bicicleta da América Latina.