Como mudar de vida: “empreender é muito mais do que montar um negócio, é tornar seu sonho realidade”

A mineira Samanta Ribeiro é mais um exemplo de jovens empreendedores que se arriscaram na busca por mudar de vida e trabalhar com o que ama. Empreender no Brasil e no mercado de bicicletas é um grande desafio. Mas, como ela mesma diz, tudo vale a pena para transformar os sonhos em realidade.

“Penso que o que alcancei após a capacitação é muito mais do que uma loja ou um bike café. É algo muito maior que pode contribuir para o bem da sociedade, para atender as necessidades de outras pessoas. Então, sim, vale muito a pena empreender. Ser dono do seu próprio negócio é muito gratificante”, resume a sócia do Bike Sport & Café.

Como tudo começou

Samanta conta que sempre teve o sonho de trabalhar com bicicletas. “Sempre pedalei e gostei disso, apesar de não ter conhecimento algum sobre manutenção e mecânica de bikes”, explica ela, que tinha um plano de mudar de vida e abrir um bike café em sua cidade natal, Paraisópolis-MG. Mas para isso sabia que devia se capacitar profissionalmente para tentar transformar seu sonho em realidade.

Encontrou na Escola Park Tool, após buscas por instituições referências, o que precisava: conhecimento, informação e capacitação em gestão de negócios, além da parte mecânica, claro.

“Nunca tinha colocado a mão numa bike, mas foi ótimo. Conquistei muita confiança e aprendi sobre tudo o que um ciclista ou dono de um negócio de bike precisa saber: montagem, desmontagem, limpeza, manutenção preventiva e corretiva, manuais de uso, suspensões e a parte de gestão, que abre muito a cabeça para quem deseja empreender de fato nesse meio”, comenta Samanta.

Importância de sair da zona de conforto e buscar se diferenciar no mercado

São os desafios que nos movem a seguir a vida, seja pessoal ou profissionalmente. E, se você possui um objetivo, um plano, é preciso se mexer, fazer algo diferente e sair da zona de conforto para alcançar o que almeja.

Para isso, Samanta pensou em um negócio com conceito diferente em sua região, que fica localizada na rota cicloturística do Caminho da Fé – que sai de Águas da Prata e cruza toda Serra da Mantiqueira até a cidade de Aparecida.

Com Paraisópolis no meio desta rota tradicional, ela montou um bike café que também é uma oficina de bikes, além de oferecer fisioterapia esportiva, pilates e outros serviços que facilitam a vida do cicloturista. Desde o suporte mecânico, com serviços de manutenção e limpeza, ao descanso e recuperação física para chegar ao destino final da rota de cicloturismo.

Para ela, sem dúvida o foco em gestão dos cursos da Escola Park Tool fez a diferença.

“Não existia nada parecido com isso na região que atuamos. A ideia estava no papel e conquistei a confiança e coragem necessárias para tirá-la do papel. A partir do olhar da manutenção e mecânica, pude entender o mundo da bike, o curso abriu muito minha cabeça”, comenta.

E você, tem esse desejo de empreender e quer saber como faz para mudar de vida, ganhando dinheiro com o que gosta e ainda contribuindo para o bem da sociedade? Faça como a Samanta, busque o conhecimento para agregar na sua vida e na vida de seus clientes.

,