Componente crucial para a segurança de quem pedala, as sapatas de freios devem ser sempre checadas de tempos em tempos, para ver se não há muito desgaste. Quando a borracha fica muito gasta, a estrutura metálica da sapata entra em contato direto com a roda e pode provocar danos. E, se isso acontecer, não tem jeito: será preciso fazer o ajuste e regulagem das sapatas de freio. Confira um passo a passo desse processo e assista ao vídeo do nosso canal Askbike para fazer o ajuste da forma correta.
Primeiro de tudo, além do desgaste da sapata de freio, é aconselhável verificar o funcionamento do freio. Caso você acione o freio através do manete e um dos lados do V-Brake se movimentar mais do que o outro, é sinônimo de desregulagem do sistema. E isso pode acabar influenciando na força da frenagem, ocasionando até acidentes. Então, fique ligado: confira sempre o estado dos freios e principais componentes antes de pedalar.
Se você testou o freio e viu que está desregulado e a sapata de freio também está gasta, é hora de ajustar. Vamos lá?
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1º passo: balancear o sistema através dos parafusos laterais do braço do V-break
O primeiro passo é muito simples: você vai apertar o freio e o parafuso lateral para dar carga na mola do V-Brake, que é simples de fazer com uma chave Phillips. Como ele carrega a mola lateral com tensão, então ela vai ficar mais flexionada.
Também é possível soltar o parafuso do lado oposto até encontrar o balanceamento dos freios. Dica: ele estará balanceado quando os dois freios estiverem se movimentando de forma igual, encostando na roda ao mesmo tempo.
2º passo: alinhar a sapata de freio para funcionar de forma precisa
Neste segundo passo, será preciso remover a roda e liberar a porca de fixação da sapata de freio, para ficar mais macia e mais fácil de manusear. Feito isso, pegue um elástico e enrole em uma das pontas da pastilha de freio, isso irá ajudar a equilibrar o eixo dela.
Depois disso, será preciso reinstalar a roda e, a seguir, liberar a sapata de freio para fazer o alinhamento em relação ao aro, deixando encostar nele o elástico. Na sequência você irá precisar fazer um ajuste com uma chave allen, para fazer o torque de aperto conforme a indicação do manual do fabricante.
Feito o torque de acordo com a instrução do manual, retire o elástico da pastilha e a sapata de freio já estará totalmente alinhada e regulada. Nessa etapa é importante verificar que ela precisa de uma pequena angulação, feita através do elástico colocado anteriormente. Desta forma você terá uma frenagem muito mais uniforme e potente, garantindo sua segurança no pedal.
Quem usa a bicicleta como meio de transporte ou apenas por lazer aos finais de semana deve ter na cabeça a importância da manutenção preventiva. Ela pode diminuir consideravelmente as chances de ter problemas no pedal e aumentar a vida útil da bicicleta e, para isso, é importante ter conhecimento sobre o funcionamento da bicicleta. Por isso, conheça alguns cursos de mecânica de bike para que podem te ajudar a conquistar essa autonomia.
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