Virginia Setubal: Uma mulher para se inspirar

Problemas com o peso, má alimentação, consumo de bebida alcoólica… Tudo isso somado a diversas tentativas de ter um estilo de vida saudável e a dietas milagrosas (ou nem tanto) que nunca deram certo. Nesse caso, o que se deve fazer? Desistir? Não! Para ela, desistir não é uma opção.

Neste Dia Internacional da Mulher, nós da Escola Park Tool, iremos contar a história de Virginia Setubal, uma mulher para se inspirar.

Euwaldo Novaes Jr; 25/07/2020

A Baiana, de 43 anos, é um exemplo de mulher guerreira, que esbanja força e superação. Tudo o que você leu foram dificuldades que enfrentou durante sua vida, mas, batalhadora como é, não desistiu no primeiro obstáculo em seu caminho.

Foi na bicicleta que Virginia encontrou a solução para seus problemas. Entrar no mundo da bike foi o divisor de águas em sua vida. Ela conta com orgulho que, após começar a pedalar, pela primeira vez conseguiu manter corpo e mente em harmonia. Hoje, 6 anos depois, é indiscutível afirmar que Virginia é uma vencedora. Entre tantas conquistas, perdeu 34kg e conseguiu adotar um estilo de vida saudável.

“Depois de deus e minha família, vem a bike… Eu durmo e acordo pensando em bicicleta. Se ela mudou a minha vida para melhor, com certeza pode mudar a vida de outras pessoas também”

O início

Virginia começou a pedalar em 2014, a princípio para unir um hobby a uma vida mais saudável, mas quando participou de sua primeira competição e, de cara, já alcançou um lugar podium, percebeu que era mais do que um passatempo. A partir de então, teve a certeza de que era o que queria para sua vida.

“Independente do resultado, é especial estar ali. Para chegar no topo, você deve subir degrau por degrau.”

Em 2015, conseguiu seu inédito primeiro lugar e descreve a sensação como única. Hoje, 6 anos depois de dar suas primeiras pedaladas, Virginia acumula diversas vitórias em sua carreira: Ela é Bi-campeã brasileira XCM Master e Campeã Baiana XCM Master.

Euwaldo Novaes Jr; 25/07/2020

Lugar de mulher é… Onde ela quiser!

Graduada em direito e proprietária de uma locadora de automóveis, Virginia decidiu mudar o rumo de sua carreira profissional. Para ela, trabalhar com o que ama não tem preço. Decidiu, então, que iria implantar uma mecânica e locadora de bicicletas na sua região, porém, apesar de ser apaixonada pelo mundo das bikes, pouco conhecia sobre a parte técnica do negócio. Foi aí que as histórias de Virginia e da Escola Park Tool se cruzaram.

Ela se tornou aluna em 2020 e, na escola, entendeu a importância de conhecer seu próprio equipamento. No começo encontrou dificuldades, mas, como já acostumada, superou mais um desafio em sua vida. Ela reforça a importância de ter feito as aulas e recomenda que outras mulheres façam o mesmo.

“A mulher precisa entender de equipamento, trocar um pneu […] Não é fácil, mas não é impossível. Esse curso me mostrou isso. A gente precisa ter paciência e insistir. Não é um mundo muito feminino, mas ele pode se tornar. Se os homens podem, por que nós não?”

Virginia em aula na Escola Park Tool; 17/11/2020

Recado para as mulheres

Exemplo de força e superação, Virginia quer inspirar outras mulheres que sofrem preconceito e tem medo de se arriscar no mundo das bicicletas, ou em qualquer outro.

“No início, quanto mais duvidavam por eu ser mulher, mais eu queria fazer. Cada um usa as adversidades como quer, eu uso como combustível.”

Como a bicicleta foi um divisor de águas em sua vida, ela afirma com toda certeza que também será na vida de outras. As mulheres estão se inserindo em todos os ramos e ela acredita que em seu esporte não será diferente.

A atleta e futura mecânica, no entanto, diz já ter sofrido preconceito e que há uma diferença de cobrança e tratamento. Quando um homem erra, o fato é tratado com normalidade, já quando se é mulher, botam a culpa no seu sexo. No entanto, para Virginia isso serve como incentivo e ela afirma que, em tudo que faz, busca ser a melhor sempre.

“Cada dia que a gente acorda, temos que buscar um desafio novo. Se a mulher algum dia foi instigada a aprender algo, se permita. Se joga, vem para o nosso mundo, chega junto que você vai sair diferente do que você entrou!”

Para mais textos, acesse nosso blog!

Até logo!

Texto por: Luis Gustavo de Carvalho