Magrão mais uma vez no topo do ranking

Raulisson Casasinky, mais conhecido como Magrão, foi o top 1 do mês de fevereiro e está pela segunda vez no topo do ranking dos melhores mecânicos de bicicletas do Brasil. O paranaense, de 44 anos, ganhou pela primeira vez em setembro de 2020 e afirma que, dessa vez, o sentimento é diferente. Para ele, ganhar esse reconhecimento novamente mostra que as conquistas não foram por sorte, mas sim por competência e merecimento. Em meio a todo o caos da pandemia, ele conseguiu manter a qualidade de seus serviços e atingir mais uma vez o topo do ranking.

“Fico surpreso! Acompanho outros mecânicos, que tem oficinas tops, mídias sociais bem trabalhadas e eu que ganhei. Não que eu não me sentisse merecedor, pelo contrário […] As pessoas gostando do meu trabalho é sinal que estou no caminho certo, o que me dá mais ânimo para continuar.”

Magrão em aula na Escola Park Tool; 23/12/2014

História com a bike

Antes de se tornar o melhor mecânico de bikes do país, Magrão atuava como mecânico de tratores de arrancada e via a bicicleta apenas como um hobbie. Ele mesmo consertava suas bikes, é verdade, porém foi quando se tornou técnico de uma equipe de ciclismo que descobriu a verdadeira paixão pela mecânica de bicicletas. Quando tinham problemas, era Magrão que consertava as bikes dos ciclistas da equipe. Foi então que ele pegou gosto pela coisa, decidiu ir atrás de seus sonhos, se profissionalizar e seguir a profissão.

Em novembro de 2014, um amigo o inscreveu na Escola Park Tool. Ele aceitou a oportunidade, mas nem tudo foi fácil. Magrão passou 30 dias em São Paulo, com apenas 200 reais no bolso mas, independente das dificuldades, não se arrepende. Ele se formou no dia 23/12/2014 e viu sua carreira mudar. Voltou para sua cidade e logo começou a trabalhar em uma mecânica. Com o tempo, foram surgindo muitos clientes que gostavam do seu trabalho e ele decidiu montar sua própria oficina em casa: a Magrão Bike Repair.

“Sempre tive o sonho de abrir uma oficina em casa, ter minhas próprias coisas, sem trabalhar pra nenhuma pessoa ou marca […] Achei que não ia dar certo, o pessoal gosta de oficina, de chegar em um lugar grande e bem montado, mas no primeiro mês em casa estourou de cliente!”

Magrão em sua oficina; 12/12/2015

Diferencial

Quando perguntado sobre seu diferencial, Magrão tem a resposta na ponta da língua: Um atendimento bom e completo. Para ele, trabalhar sozinho em casa ajuda muito. Ele tem liberdade com o público, trabalha por agendamento, busca e entrega a bike de cada cliente higienizada e, o mais importante, trabalhar com amor.

“Minha mão de obra não é a mais barata e mesmo assim tenho muitos clientes. O ponto é que eu não trabalho pra ser o mais barato, eu trabalho pra ser o melhor.”

Para ele, a formação na Escola Park Tool, sem dúvidas, também foi um diferencial para seu negócio. A sua concepção mudou totalmente depois que entrou na escola. Ele afirma que tem uma loja simples, trabalha com ferramentas simples, mas o serviço é sempre feito com excelência.

“Todo mundo tem uma visão da mecânica de bike antes de conhecer a Park Tool e, quando entra lá, isso muda. Eu era mecânico bombista formado pela Bosch e, quando fui para a Escola Park Tool, descobri que não sabia fazer remendo […] A escola me ensinou a não tratar a bicicleta como só mais uma bicicleta, me ensinou a tratar como um estilo de vida.”

Para mais textos, acesse nosso blog!

Até logo!

Texto por: Luis Gustavo de Carvalho