Já se passaram mais de 3.500 km desde que Israel Coifman – jornalista, cicloviajante e aluno da Escola Park Tool – saiu do Brasil para encarar a maior aventura da sua vida: dar a volta ao mundo numa bicicleta. Apaixonado por cicloturismo, Coifman chegou ao Chile há pouco mais de um mês, onde passou pela Cordilheira dos Andes e descreveu nesse belíssimo texto que você pode ler clicando aqui.
Mas como é possível um ciclista apaixonado por cicloturismo se preparar para um grande desafio como esse? Quem responde é o próprio Israel:
“Quando decidi viajar, procurei a escola para fazer os módulos básico, intermediário e avançado. O objetivo era justamente ter umas noções básicas em que eu pudesse me virar quando tivesse problemas na bicicleta. Antes de fazer o curso, eu sabia apenas trocar a câmara do pneu. Não tinha ideia nem de como poderia remendá-la, por exemplo”, diz o jornalista e autor do site Lifelapse.
Conhecimento e manutenção corretiva
Todo o conhecimento adquirido ofereceu a Coifman mais do que a capacitação para resolver problemas na bike. Tanto que ele não passou nenhum grande perrengue até agora.
“Tive um elo rompido na minha corrente. O ajuste é simples, mas na escola eu aprendi a fazer da maneira correta. Também passei por uma situação em que o câmbio estava desregulado e consegui fazer o reparo. Outros problemas como pneu furado, remendo de pneu, colocar missing link, não tive nenhuma dificuldade”.
Manutenção preventiva
Ele teve muita sorte? Não é bem assim. Israel aprendeu aqui na nossa unidade do Ibirapuera, bairro da capital paulista, que a manutenção preventiva e o cuidado com a bike são fundamentais para evitar futuras dores de cabeça.
“Em todo o lugar que eu paro, seja no meu acampamento ou em um hostel – eu limpo toda a bicicleta. Tiro as rodas, higienizo a corrente e os cassetes para evitar que a transmissão seja prejudicada. Todos os procedimentos com produtos que o Henrique (Zompero) me recomendou. Dessa maneira eu tenho conseguido ir muito bem na minha viagem”, conta Coifman.
Próximos destinos sobre duas rodas
E ele não para! Depois de pedalar pelo Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, Israel ainda tem como seus próximos destinos a Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, antes de chegar à América Central.
“Recomendo para quem está pensando em viajar a fazer os cursos da Escola Park Tool, pois eles realmente ajudam. Foram milhares de quilômetros e tive problemas muito simples que consegui resolver tudo sozinho. Vale muito a pena”, finaliza Israel Coifman.
Quer saber mais?
Fique de olho no Facebook e no Instagram da Escola Park Tool. Lá você fotos, vídeos, notícias e todas as informações da primeira escola de mecânica de bicicleta da América Latina. Ou acesse www.lifelapse.com e acompanhe o diário de bordo do jornalista apaixonado por cicloturismo.
Deixe um comentário