A partir do ranking que avalia os serviços de mecânica de bikes de profissionais do país todo, o Selo de Qualidade, Fabio Latorre foi eleito pelos ciclistas e clientes o melhor mecânico de bikes do Brasil em agosto. É a terceira vez que ele alcança esse feito, e agora vem compartilhar um pouco das boas práticas que aplica no seu dia a dia, oferecendo dicas para outros mecânicos profissionais melhorarem ou otimizarem o seu trabalho.
“A Escola foi fundamental para me dar a base do conhecimento e saber o caminho a ser seguido no ramo de mecânica de bikes”, comenta Latorre, que concluiu o curso de Formação Profissional na Escola Park Tool.
Ele comenta que durante as aulas, os principais aprendizados foram seguir os manuais dos fabricantes e a organização do espaço de trabalho, além de entender as necessidades de cada cliente.
Confira as dicas dele:
Atendimento personalizado
A Oficina do Latorre, é bom que se diga, é focada 100% em serviços de manutenção e tem uma proposta diferente. A oficina oferece um serviço de exclusividade, dando atenção plena à no máximo 3 bicicletas por semana, sempre previamente agendadas.
Entender a realidade do seu negócio é um grande passo, essencial também para o sucesso. E é por isso que Latorre vem sendo reconhecido por seus clientes. Mas o “tamanho” da sua empresa não importa: a dica é sempre personalizar seu atendimento e dar atenção plena a cada um dos clientes que procura os seus serviços de mecânica de bikes.
Seja numa oficina própria, com uma pessoa ou mais, isso é possível ser feito a partir de um trabalho de gestão e atendimento bem feitos, temas que também estão na grade de conteúdo dos cursos que a Escola oferece.
“O reflexo do bom serviço é ver meus primeiros clientes retornando na oficina para fazer revisões preventivas após 6 meses das manutenções anteriores. Ou seja, se você fizer um serviço bem feito, o cliente não retornará tão cedo na oficina, mas ele volta. Agora, se você realizar um serviço mal feito, você nunca mais irá vê-lo”, lembrou Latorre.
Contato direto com o cliente
“Eu sempre dou um retorno do que estou fazendo, mostro fotos do processo quando necessário e sempre explico o porquê que tal procedimento está sendo realizado. Já na retirada da bicicleta eu mostro o que tinha de errado ou certo e dou dicas de manutenção para que possa ser feita em casa, além de dicas de produtos”, explica Latorre.
Transparência e didática
Esses são dois grandes diferenciais nos mecânicos de bike e em qualquer profissão. Muitos ciclistas se queixam de profissionais que não explicam o que fazem e ao fazer isso é possível ganhar alguns pontos a mais em confiança, pois você demostra a preocupação que tem com os problemas do seu cliente.
Para Latorre, essas são algumas das boas práticas que ele aplica em sua oficina, levando aos ciclistas um serviço de excelência. Mas ele lembra que é sempre bom buscar conhecimento, estudar e se atualizar. “O mercado está sempre inovando, cabe a nós irmos atrás e aprender o que há de novo para satisfazer às necessidades dos clientes”, finaliza ele.
Essas foram as dicas do Latorre para quem está iniciando no segmento de mecânica de bikes, ou até para os mais experientes. Faça parte do grupo dos melhores mecânicos, com os cursos da Escola Park Tool você pode mudar de vida e ser reconhecido pelo mercado.
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