Item imprescindível para o bom desempenho e segurança nas pedaladas, seja você um ciclista amador ou profissional, os pneus de bicicleta são cheios de detalhes que você precisa saber. Qual o tipo ideal para o seu perfil, dicas de calibração e reparo: tudo isso você vai conferir neste artigo.
Escolhendo o pneu de bicicleta ideal
Antes de mais nada, o ciclista deve entender a proposta de uso da sua bicicleta, o terreno em que ela mais será usada. Tudo isso influencia na hora de escolher o pneu de bicicleta, já que são diversos tipos, modelos, cores e materiais usados em sua fabricação. E cada um, é claro, possui a sua indicação, de acordo com percurso ou tipo de trilha que será utilizado.
Nessa hora, é válido você pedir um auxílio ao seu mecânico de confiança ou a um vendedor experiente. Ele poderá, se bem capacitado, te ajudar nesta escolha tão importante.
Calibrando os pneus
A calibragem dos pneus de bicicleta também gera muitas dúvidas entre os ciclistas. E não é à toa: afinal, ela depende de alguns fatores de combinação, que devem ser considerados.
Pneus para estradeiras geralmente podem ser calibrados entre 80 libras e 120 psi, enquanto em bikes urbanas e nas de MTB pode ser colocada uma pressão que varia entre 30 e 65 libras. Mas tudo isso depende muito do peso do ciclista, tipo de pneu e terreno, assim como as condições climáticas.
Por isso uma boa dica para quem ainda tem essa dúvida, é instalar o aplicativo “I Tire Vittoria”. Ao responder um pequeno questionário você obtém a indicação ideal da pressão de acordo com o seu perfil.
Ferramentas indispensáveis para reparos em pneus
São ajustes que não demandam tanto esforço e são até simples de fazer, desde que tenha conhecimento e propriedade para fazê-los. E novamente voltamos para a capacidade e autonomia do ciclista nesta hora. Os pneus de bicicleta, assim como outros componentes e peças, possuem manuais e procedimentos padrão para segui-los na hora de necessidade de reparos.
Com o curso de mecânica de bicicletas voltado para iniciantes, os ciclistas podem adquirir esta autonomia para pedalar sem se preocupar com possíveis problemas no caminho. O módulo aborda diversos temas relacionados à manutenção preventiva da bicicleta, apresentação e indicação de ferramentas, além de ser possível colocar a mão na massa e aprender na prática o que você precisa para ajustar e reparar câmaras e pneus de bicicleta, freios e ajustes de transmissão.
Deixe um comentário