Ele venceu o Desafio de Mecânica de Bicicleta organizado pela Escola Park Tool no Shimano Fest 2016. Mas e agora, pouco mais de uma semana depois do evento, o que mudou de fato na vida dele após o título?
Com o prêmio em mãos, Marcos Thiago Bustamante voltou a São José dos Campos, cidade localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, onde mora e trabalha como mecânico profissional na Gamaia Esportes.
Segundo ele, o primeiro lugar no Desafio de Mecânica de Bicicleta foi um dos maiores passos na sua carreira profissional. Entenda o porquê:
De mecânico a quase celebridade da bike
Recados por WhatsApp, visitas na loja para tirar fotos ao lado do kit de ferramentas PK-2 da Park Tool e conversar sobre as técnicas utilizadas na grande final se tornaram coisas comuns no dia a dia do mecânico.
“Vencer o Desafio de Mecânica foi a melhor coisa que aconteceu na minha carreira profissional. Uma vitória como essa muita credibilidade ao profissional. Eu tinha clientes que as vezes não confiavam tanto no meu trabalho, mas depois de ganhar a prova, eles me deram mais credibilidade. Hoje eu tenho muito mais trabalho do que tinha antes”, comenta Marcos.
Cuidado e até ciúme com o prêmio
Foram 3 fases, mais de 12 adversários e uma final de tirar o fôlego. Tudo isso até alcançar o tão sonhado prêmio. Um kit PK-2 da Park Tool com valor aproximado de R$ 8.500 e um cavalete para bicicletas oferecido pela DMD Bikes. E você acha que ele deixou os prêmios na loja para usar todos os dias? O próprio vencedor responde.
“Ter um ferramental Park Tool é o sonho de qualquer um. Quem é mecânico de bicicleta sabe como é difícil adquirir um kit desses com seu próprio dinheiro se levarmos em conta os custos do dia a dia. Tenho é muito amor por todas essas ferramentas. Eu só uso quando vou mexer na minha bicicleta. E só eu coloco a mão. Mais ninguém”, diz Marcos com bom humor.
Desafio de Mecânica de Bicicleta 2017
Quando perguntado se voltaria a disputar o desafio de mecânica no próximo ano, Marcos Bustamante foi direto.
“Adoraria defender o meu título (risos). O desafio foi muito bem organizado e com um nível muito alto entre os mecânicos que participaram. Tanto que a final foi decidida num detalhe (quando conseguiu regular o Di2 do câmbio eletrônico Ultegra Shimano). Na nossa profissão, nós temos que ser detalhistas. Muita gente acha que pode fazer o que fazemos, mas é necessária muita dedicação”, completa o grande campeão.
Palavras da Shimano sobre a Escola Park Tool
“A Escola Park Tool entendeu facilmente a grande valor do Desafio Técnico. Sabe-se que a Shimano procura sempre destacar e premiar este especialista promovendo cursos, seminários e eventos que possibilitem melhoria na qualificação e reconhecimento e nossa parceria com esta instituição foi em prol de tudo isso”, analisa Claudinei Souza, técnico da Shimano Latin America.
Quer saber mais sobre os cursos da Escola Park Tool? Entre no site www.escolaparktool.com.br ou veja no Facebook www.facebook.com/escolaparktool.
Deixe um comentário