Confira as dúvidas mais frequentes sobre a tecnologia que promete melhorar o desempenho para mountain bikers de todos os níveis e categorias

Apresentada mundialmente em 2019, a telemetria para suspensões de bicicletas desenvolvida pela italiana BYB continua sendo, até hoje, uma tecnologia praticamente sem concorrentes no mercado. Por se tratar de um mecanismo relativamente novo, muita gente ainda não sabe exatamente como ela funciona — e menos ainda como ela pode ser aplicada na sua própria bike.
Neste texto, reunimos algumas das dúvidas mais frequentes sobre a tecnologia e, com a ajuda dos especialistas da Escola Park Tool, preparamos respostas completas para que você aproveite ao máximo as vantagens da Telemetria BYB o quanto antes.
Pergunta: O que é a Telemetria BYB?
Resposta: A Telemetria BYB é uma tecnologia que utiliza uma série de sensores, um software de análise e um técnico treinado para fazer um ajuste rápido e extremamente eficiente nas suspensões de uma bicicleta.
Pergunta: Para que serve a Telemetria BYB?
Resposta: Ela serve para que sua bike se comporte da melhor maneira possível, independentemente do seu objetivo – mais tração, menos “bob“, mais conforto, mais controle, mais previsibilidade e mais segurança.
Pergunta: Que modalidade tira vantagem da telemetria?
Resposta: Do downhill ao cross-country, todas as modalidades do mountain bike tiram vantagem da telemetria BYB. Não é à toa que atletas como Ulan Galinski, Giuliana Morgen e Henrique Avancini, estrelas do XCO, além de Gabriel Giovannini e Julio Giani, pilotos do enduro e do downhill, já testaram e aprovaram a tecnologia.
Pergunta: Somente profissionais podem usar?
Resposta: A telemetria BYB pode – e deve – ser utilizada por ciclistas de todos os níveis, seja para pedalar com mais conforto e controle, seja para melhorar sua técnica de pilotagem. Para o amador, a vantagem é ter uma suspensão super bem ajustada, mesmo sem nenhuma experiência com isso.
Este vídeo pode ajudar você a entender um pouco mais.
Pergunta: Preciso comprar o equipamento de telemetria?
Resposta: Não é preciso comprar o equipamento para fazer a telemetria. Assim como o bike fit, ela é feita por um profissional treinado, o Analista de Telemetria – por isso, agende sua sessão agora mesmo ou pergunte sobre a telemetria BYB na sua bike shop favorita.
Pergunta: Onde fazer a telemetria BYB?
Resposta: O primeiro passo é achar o Ponto de Telemetria BYB mais perto de sua casa. Depois, basta entrar em contato com o profissional escolhido e agendar sua sessão.
Pergunta: Como é a sessão de telemetria?
Resposta: Depois de equipar sua bike com os sensores, você vai sair para dar uma volta na sua trilha favorita. Com a informação coletada, ajustes serão feitos pelo Analista de Telemetria, com o processo sendo repetido até chegar ao resultado desejado – normalmente, duas ou três voltas são suficientes.
Pergunta: Quanto custa uma sessão de telemetria?
Resposta: O valor da sessão, assim como no bike fit, vai variar de profissional para profissional. Atualmente, o valor da sessão gira em torno de mil reais.
Pergunta: Quanto custa o equipamento de telemetria?
Resposta: O equipamento completo de telemetria BYB pode ser encontrado na Corsa Bike Parts. Por ser um produto importado, o valor sofre com as variações do dólar. Por isso, acesse o site para obter valores mais precisas e consultar condições de pagamento.
Pergunta: O que é preciso para ser Analista de Telemetria?
Resposta: Para ser um profissional e oferecer sessões de telemetria, você deve fazer um curso profissionalizante. Atualmente, a Escola Park Tool oferece duas opções: Telemetria, com carga horária de 36 horas, e Telemetria Expert, com carga horária de 18 horas.
Pergunta: O sistema requer conhecimento técnico avançado para interpretar os dados? Resposta: O aplicativo oferece sugestões automáticas, mas a análise profunda e os melhores resultados exigem treinamento.
Pergunta: Como a telemetria lida com diferentes estilos de pilotagem? Resposta: É possível configurar o estilo de pilotagem, o terreno e o nível do piloto, dando sugestões sempre de acordo com o uso e as necessidades.
Pergunta: Ela é compatível com qualquer tipo de suspensão, de mola ou a ar? Resposta: O sistema funciona com ambos, mas ajustes em amortecedores coil podem exigir troca de molas
Pergunta: Existe suporte para personalização de relatórios ou integração com outras ferramentas? Resposta: Os dados podem ser sobrepostos em vídeos do GoPro e também com programas de análise de geometria e cinemática de suspensão (Linkage).
Tem mais mais dúvidas ou ficou interessado na telemetria BYB? Confira mais informações no site da Escola Park Tool ou entre em contato através do e-mail marketing@corsabikeparts.com.br.
Deixe um comentário