Grande Final do Desafio Mecânico: Carlos x Ianatã

Em uma noite repleta de emoções, conhecemos o bi-campeão do Desafio Mecânico, consagrado com o título de melhor mecânico de bicicletas do Brasil!

Carlos Eduardo e Ianatã Veiga chegaram a grande final e protagonizaram o último embate do Desafio Mecânico 2021, reality organizado pela Escola Park Tool. Em uma prova de altíssimo nível técnico, os dois realizaram uma bela disputa, que consagrou o melhor mecânico de bicicletas do Brasil! Ao final, ainda contamos com uma emocionante cena de amizade e respeito.

Desafio Mecânico Final 01

A prova consistia em quatro etapas, que deveriam ser cumpridas no período de 1 hora. Primeiro os competidores deveriam fazer a montagem de tubeless dos pneus Kenda nas rodas Mavic. Depois, a montagem do kit de upgrade Sram GX AXS, além de escolher uma gancheira da Gantech no quadro de ferramentas. O terceiro passo consistia em fazer a sangria e dar os torques nos freios Magura MT8 Raceline. Por fim, sincronizar o Garmin Edge 1030 com o câmbio Sram GX AXS e o câmbio Sram XX1 AXS. Tudo isso na bike SCOTT Scale 940.

A disputa final

Como já era de se imaginar, os dois mecânicos começaram a prova com muito foco e agilidade! O primeiro processo foi a montagem de tubeless e ambos fizeram com muita eficiência e rapidez. Os dois estavam muito parelhos, fazendo cada procedimento, praticamente, ao mesmo tempo. Depois do tubeless, eles passaram para a instalação do kit do câmbio Sram GX AXS e, neste momento, Ian encontrou seus primeiros problemas. Ele teve algumas dificuldades para instalar o câmbio na gancheira, perdendo bastante tempo e estabilidade emocional, enquanto Carlos, do outro lado, passou por esse processo com tranquilidade.

Desafio Mecânico Final 02

Depois de passar alguns perrengues, Ianatã se recuperou, conseguiu fazer a instalação e partiu para os freios. Carlos, que também estava nesta etapa, seguia a prova com sua tranquilidade e frieza típica, já apresentadas outras provas, executando cada processo com excelência. Ian também teve problemas com os freios, principalmente na sangria, quando apertou a seringa na parte superior, podendo estourar o manete.

Por fim, partiram para a sincronização do Garmin Edge 1030 com o grupo de câmbios da Sram e executaram a tarefa sem maiores problemas. Apesar de toda pressão e o cronômetro contra, ambos conseguiram entregar o serviço finalizado dentro do tempo estipulado, finalizando com chave de ouro a última prova da temporada!

Avaliações dos jurados

O primeiro avaliador foi Caíque Pereira, responsável pela garantia e treinamento, na Escola Park Tool, de instalação e reparos dos freios Magura. Ele elogiou os dois participantes e começou suas observações por Ianatã, que cometeu alguns erros na instalação do freio. O catarinense esqueceu o bloco na parte da sangria, o que fez o pistão pular pra fora, além de apertar a seringa na sangria da parte superior. Apesar das observações, Caíque elogiou a coragem e seriedade do trabalho do mecânico. Carlos foi o segundo avaliado e não levantou nenhuma observação negativa. Para Caíque, ele seguiu todo o manual de forma exemplar, sem cometer erros.

Desafio Mecânico Final 03

Logo em seguida entrou nosso trio de jurados para uma última avaliação. Ianatã novamente foi o primeiro avaliado e levantou algumas observações dos jurados. As principais delas se deram ao fato do pneu da sua bike ter murchado ao longo da prova, de ter segurado o torquímetro de forma incorreta e também pelo erro na sangria, já citado anteriormente. No mais, ele foi muito elogiado por ter terminado a prova mesmo sob pressão, pelo profissionalismo e qualidade em todos os serviços executados até então.

Carlos também recebeu muitos elogios dos jurados. Ele fez toda a prova de forma segura e levantou pouquíssimas observações, como ter colocado a corrente por cima do quadro, podendo riscá-lo, por exemplo. Mas, de forma geral, seu serviço estava impecável e sua bike pronta para dar um rolê. Essa trajetória primorosa, vencendo seus duelos com propriedade, resultou em sua vitória e serviu para coroar e confirmar o que vimos na última edição: Carlos é, novamente, o melhor mecânico de bicicletas do Brasil!

Atitude de campeão

Desafio Mecânico Final 04

Ao término da prova, ainda nos bastidores, Carlos presenteou Ianatã com um alinhador de gancheiras, em um momento único e emocionante do programa. Em seu depoimento, o paulista contou que, quando estava começando, ouviu muitos nãos durante sua vida. Foram poucos que estenderam a mão para ajudá-lo e, por isso, quis fazer diferente. Em uma conversa com Ian, percebeu que ele estava precisando muito deste utensílio e, de bom coração, o presenteou, proporcionando uma imagem que fecha com chave de ouro o ciclo e propósito desta edição.

Vagas abertas para 2022

O Desafio Mecânico 2021 vai deixar saudades… Essa edição mal acabou e já estamos ansiosos para a próxima! Por isso, declaramos oficialmente aberta a pré-inscrição para o ano que vem! Você que é mecânico, se inscreva e venha participar conosco… Ou você, que conhece algum mecânico talentoso, indique para ele! Clique aqui e se inscreva, esse pode ser o primeiro passo para você se tornar o melhor mecânico de bicicletas do Brasil!