Todo profissional, independente do segmento que atua, pode vir a se deparar com alguns vícios na rotina do seu trabalho. Com o mecânico de bicicletas não é diferente. Normalmente os que se destacam são aqueles mais atentos a essas “manias”. Eles acabam fugindo dessa rotina, buscando novos conhecimentos até conseguirem oferecer um atendimento individualizado, de acordo com a necessidade de cada cliente.
Essa busca pela perfeição no serviço prestado é que faz a diferença. Isso é o que passamos aos alunos da Escola Park Tool. Um dos pilares do conteúdo apresentado nos nossos cursos vai além da qualificação e certificação. É despertar nos alunos hábitos que vão diferenciá-los dos demais profissionais do segmento. Separamos 3 deles. Veja abaixo:
1- Organização
Parece simples, mas manter uma oficina organizada pode ser um grande diferencial para o mecânico de bicicletas.
Em primeiro lugar, porque um local de trabalho em ordem é capaz de encher os olhos de possíveis clientes. Afinal, uma oficina com as ferramentas em seus devidos lugares mostra que o profissional que ali atua também organizado. Em segundo lugar, por dar mais agilidade ao trabalho. Afinal, fica muito mais fácil achar uma ferramenta dentro da oficina se ela estiver no lugar certo.
Uma boa dica é procurar um especialista em arquitetura ou design de interiores para ajudar a otimizar e organizar o espaço de trabalho.
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2- Limpeza
Limpeza é complementar e tão importante quanto a organização. Além de motivar o profissional, manter um local de trabalho limpo é um verdadeiro cartão de visitas para um mecânico de bicicletas. Limpeza significa cuidado. Ao chegar na oficina e ver tudo limpo e organizado, o ciclista não terá dúvidas: “esse profissional vai cuidar bem da minha bicicleta”.
Por isso, limpe sempre tudo o que você usou no final do dia. Não só as ferramentas, mas também o espaço. Mecânicos de bicicletas existem muitos por aí, mas um com conhecimento qualificado, limpeza e organização não é tão fácil de achar. Esses podem ser os seus diferenciais.
3- Avaliação
Confiança. Isso é o que um ciclista procura num mecânico de bicicletas. Exatamente por isso, o processo de avaliação do problema na bicicleta é tão importante quanto os outros tópicos acima. Ao apresentar o diagnóstico seja claro, direto e explique o que aconteceu e quais serão as medidas a serem tomadas para fazer o reparo.
Se possível, além de mostrar onde está o problema, oriente sobre possíveis manutenções preventivas. Mostre clareza e deixe claro que o seu objetivo não é vender os produtos na loja e sim encontrar a solução para o cliente. Dessa maneira, você conquistará a fidelidade daquele que procura seus serviços.
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