Trocar as salas de aula pela oficina de bike

Nos últimos anos a bicicleta vem sendo a válvula de escape das salas de aula do André Reis. Certo dia ele parou para se perguntar: Porque eu não poderia transformar essa válvula de escape em uma área profissional? Onde pudesse ganhar dinheiro ao invés de apenas ficar gastando?

Andre Reis mora em Manaus e por um longo tempo sua profissão foi como professor de escolas particulares. Assim, ele costumava dar aulas de geografia, mas em alguns momentos também ministrava aulas de inglês.

A vontade de entender sobre a mecânica de bike

Sempre gostou de pedalar, mas há alguns anos André parou de pedalar porque sua bicicleta foi roubada. Porém há 3 anos ele voltou a andar de bike, e percebeu que muitas coisas que precisava em sua própria bike e conversando com os mecânicos começou a se interessar pela mecânica.

“Comecei a me interessar em como é que uma bike funciona, ao invés de apenas pedalar. Mas saber como as coisas funcionam, como a bicicleta funciona e como o mercado funciona. Isso começou a me interessar depois de algum tempo.”

E o fato de conhecer diversos mecânicos e perceber que nem todos tem a certificação, por já ter sido professor, ele entende que sem os estudos e permanecer no amadorismo faz uma grande diferença entre ser um profissional de qualidade e certificado.

Trocar as salas de aula pela oficina de bike

E sempre lhe interessou muito entrar na área de mecânico de bike, porém sem experiência como ele iria conseguir emprego em alguma oficina de sua cidade? Então ele decidiu se certificar, e depois de já ter passado pela experiência em ser professor, mudou sua dinâmica:

“Agora eu vou sair da sala de aula e ir para uma oficina de mecânica de bike. Entretanto, não tem nada a ver uma coisa com a outra.”

Seu maior sonho é trabalhar com desenvolvimento na área de bicicletas, agora como ele já concluiu a formação profissional da Escola Park Tool, ele pretende cursar uma faculdade de engenharia mecânica. Mas a ideia, inicialmente, de fazer o curso era para se inserir no mercado de trabalho.

Ele conheceu a escola em sua cidade, quando foi até uma loja de bikes e na parede da oficina tinha um certificado da Escola Park Tool. Assim, ele começou a pesquisar e viu que era uma proposta um pouco diferente daquilo que ele já estava acostumado na internet, como os mini cursos no youtube.

A prática leva a perfeição

“Me interessava muito a parte prática, então foi uma das coisas que me interessou bastante, quando eu comecei a pesquisar mais sobre a escola.”

“Gostei muito das aulas, elas te dão um guia né? O conteúdo não lhe dá todas as respostas, mas elas elucidam muitas coisas que eu não tinha ideia. Quanto ao alinhamento da bicicleta, as compatibilidades, os componentes de um bike para o funcionamento ideal.”

Então, para o André foi muito importante, pois ele entende que uma coisa foi ele aprender a técnica, mas também colocou a mão na massa, pois os alunos que praticam, eles aprendem como fazer da maneira certa. No caso dele, a sua própria bicicleta será seu primeiro cliente, ele nunca mexeu em outras bikes porque nunca teve tanta confiança.

“Agora não, agora a história está diferente, sou mecânico formado e sei como trabalhar com uma bike e prestar um serviço de qualidade. A escola me ensinou muito bem, me mostrou as peças necessárias, uma noção de mercado de trabalho.”

Dica de um profissional certificado

Então a dica do André é “meter a cara” porque se você não fizer isso, ninguém vai fazer por você. O primeiro passo dele, a principal meta será se inserir totalmente no mercado de trabalho para dar uma estabilidade financeira melhor para ele e sua esposa.

“Não que mecânica de bike vai me tornar rico, mas pelo menos vou estar trabalhando com o que eu gosto, realmente. E isso vale muito mais que muito salário alto por aí, que eu já tive trabalhando em salas de aula”.

Enfim, está esperando o que para se juntar ao Andre Reis e fazer parte dos melhores?

Para mais textos, acesse nosso blog!

Até logo!

Assista o depoimento do Andre Reis: