Como foi o mercado de bike em 2020

No começo de 2020 o mundo inteiro foi impactado pela notícia que um vírus contagioso estava causando pânico no continente Asiático. E em março, vimos pessoas do mundo inteiro se contaminando, em pouco tempo estávamos em uma pandemia. Assim, o indicado pelos médicos era ficar em casa e sair apenas para o necessário: busca de alimentos e remédios.

Portanto todos os transportes pararam, as ruas de todos os cantos do Brasil estavam vazias, sem ônibus, carros, pessoas e ciclistas. Trazendo à tona o novo normal que ninguém estava acostumado, e como em todas as áreas, o mercado da bike foi muito afetado no primeiro semestre do ano.

 

Queda no mercado de bike

Sem ciclistas nas ruas, sem compra de bicicletas, sem manutenção e o mercado de bike totalmente parado. Mas com o passar dos dias, fomos nos acostumando com as devidas precauções exigidas pelos profissionais de saúde. E adivinha qual era o meio de transporte mais recomendado? A bicicleta.

A bicicleta é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como alternativa segura de mobilidade para evitar aglomerações, comuns no transporte público.

 

Segundo semestre de 2020

E assim, com a entrada do segundo semestre, o mercado de bikes saltou, aumentando a venda, compra e manutenção de bicicletas. A pandemia do coronavírus trouxe novos adeptos ao esporte. Ciclistas amadores utilizando a bike para passeio, meio de transporte e até como alternativa para atividades físicas. 

O Mercado de bikes registrou aumento de 93% em agosto  de 2020 se comparado ao mês do ano anterior, números da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas). Portanto com o crescimento de ciclistas, os fornecedores e mecânicos sentiram a necessidade de aumentar a agilidade e qualidade nos serviços prestados, para conseguir atender a todos.

 

Mercado de bike em alta

o mercado de bike em 2020

Desta forma, muitas pessoas enxergaram a oportunidade de um novo negócio, trocando de empregos e se arriscando na entrada no mercado da bike, vendendo ou oferecendo o serviço de manutenção. Este ano na Escola Park Tool recebemos, diariamente, diversos alunos que trocaram de profissão, pois queriam fazer parte desse boom que deu no mercado de bikes.

Como nosso aluno Andre Reis, que no começo do ano largou as salas de aula, dando aulas de inglês, para se tornar mecânico de bike.

“Sempre gostei muito de pedalar, então eu conciliava meu trabalho com o hobby. Mas quando tudo parou e eu vi que muitos moradores da minha cidade migraram para a bicicleta, me organizei e planejei vir até São Paulo para ter aulas na Escola Park Tool. Conversei com minha mulher e ela me apoiou, agora vou abrir uma oficina em casa e oferecer os meus serviços como mecânico.” disse Andre.

 

Escassez nas lojas e fabricantes

A dificuldade maior está sendo encontrar bicicletas boas, peças e ferramentas, pois com a pandemia o transporte desses itens está lento. Muitos fornecedores diminuíram seus quadros de funcionários para não ter aglomeração, fazendo com que a fabricação diminua. Deixando os ciclistas preocupados e também os mecânicos, que precisam desses itens para praticar o esporte e trabalhar. 

Um grande fator também é a alta do dólar, que segue como um dos principais entraves. Assim, bicicletas que custavam 4.000, passaram a custar 6.000, tornando cada vez mais o mercado de bike inacessível para muitos entusiastas

 

Visão para 2021

Enfim, acreditamos que em 2021, com a vacina, tudo voltará ao normal. As empresas e fornecedores vão conseguir oferecer um melhor serviço, e esperamos que todos novos ciclistas continuem nesse modo de vida. E que 2021 traga cada vez mais adeptos ao esporte e continue o crescimento no mercado de bike.

Sabemos que na Escola Park Tool todas as semanas teremos novas turmas, pessoas em busca de uma oportunidade no mundo da bike. Querendo crescer e se tornar bons mecânicos, com qualidade e segurança no serviço. E você? Vai ficar de fora dessa? Não perca tempo, entre nessa onda. 

Faça Parte dos Melhores e transforme seu hobby em profissão.

Para mais textos, acesse nosso blog!

Até logo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *